quarta-feira, 29 de abril de 2020

O mez da grippe e outros livros, de Valêncio Xavier





Por Adriane Garcia


Edição muito bonita e ilustrada, feita pela Companhia das Letras, O mez da grippe e outros livros reúne cinco obras de Valêncio Xavier: O mez da grippe, Maciste no inferno, O minotauro, O mistério da prostituta japonesa & Mimi-Nashi-Oishi e 13 mistérios + O mistério da porta aberta.

O livro, no todo, revela a inventividade do escritor Valêncio Xavier e sua linguagem de experimentação. O destaque é para o livro O mez da grippe, em que o autor escreve uma novela com diversas vozes discursivas, a partir da abordagem histórica, sobre a ocorrência da gripe espanhola no Brasil, no ano de 1918, mais especificamente na cidade de Curitiba. De forma genial, Valêncio Xavier junta recortes de jornais, notícias, fotografias, depoimentos de sobreviventes, anúncios publicitários da época para compor uma história de tragédia na saúde pública, ao mesmo tempo em que os personagens caminham para uma narrativa que envolve loucura e crime, realidade e fantasia.

O livro também assume um viés de denúncia quanto ao papel das autoridades de Estado nos momentos de pandemia, registra alguns fatos do fim da Primeira Guerra Mundial, além de recuperar o comportamento da grande imprensa, resgatando um passado que se quis esquecido; aliás, essa preocupação com o resgate do passado e com a cultura de massa em tempos idos é uma recorrência na obra do autor, podendo ser notada para além de O mez da grippe.

Valêncio Xavier é um exemplo daqueles escritores que experimentam a liberdade de criar, alargando o terreno do possível na literatura. Sua escrita é híbrida, desfazendo fronteiras entre gêneros literários e se misturando com as artes plásticas, a diagramação assumindo papel fundamental para compor aquilo que conta; sendo literatura que se utiliza de prosa e poesia, grafic novel e colagem, aproximando-se imageticamente da fotografia e do cinema (neste sentido, Maciste no inferno é um primor), enquanto entre o tecido de ilustrações utiliza-se de micronarrativas e fragmentação. Nas mãos de Valêncio Xavier, o antigo se torna novo. Sua escrita é lúdica e chama o leitor para montar um quebra-cabeças, descobrir e decifrar. Não raro, os jogos de Valêncio Xavier não têm solução – e o jogo era exatamente esse.






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O mez da grippe e outros livros
Valêncio Xavier
Cia das Letras
1998





sábado, 11 de abril de 2020

Wander Piroli: Uma manada de búfalos dentro do peito, de Fabrício Marques




“Alguns autores estão presos à página impressa. Estou preso à página viva, que é a rua”
W.P.


Por Adriane Garcia

Por estes dias, estive lendo a biografia de Wander Piroli, escrita pelo poeta e jornalista Fabrício Marques. O encontro, de Fabrício e Piroli, não poderia ser mais perfeito. Primeiro, porque sendo jornalista, Fabrício Marques saberia focar um dos aspectos cruciais da vida do biografado, sua importância na história do jornalismo entre as décadas de 60 e 80; segundo, porque, sendo poeta, Fabrício Marques teria (e teve) sensibilidade e sagacidade suficientes para flagrar a essência e a poesia no ser humano Wander Piroli, além de falar com propriedade sobre sua obra literária.

O livro, muito bem editado pela Conceito Editorial, na coleção Beagá Perfis, tem um formato agradável ao leitor e traz várias fotografias de Wander Piroli, além de cópias de alguns de seus trabalhos no jornalismo e capas de seus livros. A linguagem é clara e há muitos trechos de entrevistas nos quais se pode confirmar o caráter que Fabrício Marques nos descreve.

Uma biografia, além de trazer os atos e palavras do biografado, os testemunhos sobre ele, deve traçar-nos o caminho de uma vida única, suas vicissitudes. O biógrafo refaz, interpreta e revive. O trabalho de um bom biógrafo é difícil, pois precisa se amparar ao máximo nas fontes, já que as zonas intermediárias entre a reconstrução e a bisbilhotice, entre a biografia e a hagiografia são tênues. Várias intenções podem estar na raiz das biografias – de elevar a detratar, e muitas vezes elas podem traduzir uma “pedagogia do exemplo”. Mas para o leitor, o que ela deve fazer é fascinar.

Já nas primeiras páginas dessa biografia fascinante entendemos a relação umbilical do escritor Wander Piroli com o bairro da Lagoinha – um bairro operário de imigração italiana que se formou para a construção da capital Belo Horizonte – e seus personagens: trabalhadores, boêmios, bêbados, prostitutas, marginais, abandonados de todo tipo, vítimas da injustiça social. É o bairro da Lagoinha, onde o escritor passou a infância e grande parte da vida, que influenciará não só sua obra literária, mas suas escolhas jornalísticas. Tendo sido na maior parte das vezes editor da página policial de jornais, Wander Piroli nunca dava o fato por si, mas perguntava a razão: “O editor não se limitava à interlocução com os superiores, estimulava os jornalistas a ir além do mero fato, como pontua Alberto: “Uma das primeiras recomendações de Piroli era: ‘Busquem sempre os porquês’. Foi procurando o ‘porquê’ que sua equipe ganhou o Prêmio Esso de jornalismo com o caso Defensor, em pleno regime militar, ao denunciar a tortura praticada pela polícia contra um trabalhador até que ele ficasse paraplégico.

Formado em Direito, Wander Piroli advogou na Justiça do Trabalho por pouco tempo, indo depois para o jornalismo, onde sempre se destacou. Corajoso, criativo, anárquico e leal a si mesmo, criou manchetes ousadas, publicou matérias impublicáveis, desafiou o seu tempo – em plena ditadura – e foi demitido muitas vezes. Chegou a trabalhar no Suplemento Literário de Minas Gerais, de onde se demitiu alegando não ter vocação para “coveiro cultural”. Acreditava que o jornalismo devia ser feito para incomodar o poder, refletir, melhorar a vida das pessoas. Como escritor não foi diferente, exercitou a linguagem tentando purificá-la de todo penduricalho, quis aproximá-la ao máximo da vida – seu sonho era poder ser lido por operários. Seus personagens são reais, ele os vê, escuta, procura.

Na literatura infantil inaugurou uma nova forma de escrever, trazendo para as crianças temas reflexivos. Seu O menino e o pinto do menino e Os rios morrem de sede, por exemplo, rompiam a visão edulcorada da vida que, muitas vezes, tenta enganar as crianças. Seus livros fizeram sucesso, dividiram opiniões, foram considerados polêmicos, sob o argumento de que não se devia escrever coisas fortes para crianças.

Em Wander Piroli: Uma manada de búfalos dentro do peito, Fabrício Marques, além de traçar um panorama completo de seu biografado, atendo-se a muitas fontes e depoimentos, escuta seu biografado, deixando que ele também fale sobre si mesmo. Wander Piroli: uma manada de búfalos dentro do peito nos leva a desejar conhecer mais da literatura desse escritor incansável, que tinha verdadeira obsessão por melhorar um texto e pressa nenhuma em publicá-lo. Que acreditava que jornalismo e literatura se misturavam à própria vida e era ele próprio um exemplo dessa simbiose. Um escritor que tinha muitos amigos e que era por eles amado. Um homem apaixonado pela vida e cuja paixão – tão bem descrita – acaba por nos apaixonar também.

Sem o menor pudor, declaro que gosto de viver. Sempre tive uma certa incapacidade para aceitar a injustiça. Nem pensar em futuro, é viver o presente. Eu fui treinado a não abrir mão da esperança. Acredito numa sociedade melhor, para mais gente... E creio que tem muita gente com a mesma fé, a mesma esperança. Sou um homem aprisionado. Mas eu negocio a minha liberdade o tempo todo e luto por ele. Eu vivi a minha vida, pequenininha, mas eu vivi pedaço por pedaço. Quem esteve comigo viveu também. Então, eu não admito tristeza. Vivo intensamente com o meu pessoal, eu gosto das pessoas e gosto deles, exageradamente, mas não exclusivamente, porque eu gosto de muita gente ao mesmo tempo. Nunca me arrependi disso e nunca quebrei a cara. Acho que vou morrer desse jeito, com uma certa insubordinação, uma certa rebeldia. A boa jogada de viver está, por exemplo, num pedaço de terra na beira do São Francisco. Se eu pudesse, estaria lá, de pé no chão.” (p. 251)

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Wander Piroli: Uma manada de búfalos dentro do peito
Fabrício Marques
Biografia
Conceito Editorial
2018