quarta-feira, 28 de julho de 2021

O Ausente, de Edimilson de Almeida Pereira

 


 


Por Adriane Garcia

 

O Ausente, romance que integra a trilogia Náusea, de Edimilson de Almeida Pereira, conta a história de Inocêncio, um homem que vive no meio rural e se torna o rezador e o curandeiro de sua comunidade por predestinação. Durante os partos, raramente acontece de o bebê nascer envolto pelo saco amniótico e, em alguns lugares diversos do mapa, desde épocas remotas, o fato é compreendido como um sinal de proteção especial, resultando em um símbolo de sorte ou da marca inescapável de curar. Inocêncio é um empelicado.

 

Em Ausente, no curto espaço de tempo entre o final da noite e a madrugada, Inocêncio reflete sobre sua vida e sobre uma decisão radical que deve ou não tomar. Entre o destino e as possibilidades que não viveu, entre a obediência e a desobediência, situa-se o seu mal-estar. Na cama, ao lado de Inocêncio, está sua companheira Djanira, a professora, aquela que lhe alargou o mundo e lhe mostrou que nem tudo precisa ser como é. Durante a leitura do romance, acompanhamos a insônia incômoda de Inocêncio, que não dorme porque está prestes a escolher. E escolher é também recusar.

 

É interessante notar que o personagem muda de nome durante o romance. Inocêncio é Inoc e é Esse de Agora – o nome muda porque o ser muda no tempo, seja porque lhe nomearam, seja porque ele mesmo se renomeia. Os nomes do benzedor revelam a transitoriedade de si e um sentido de metamorfose que perpassa toda a sua reflexão: a do devir. Inocêncio dorme um para acordar outro. No seu mundo marcado pela permanência, Esse de Agora talvez decida retirar-se da sua herança e se refazer, pois descobre, ao visitar o moribundo e transgressor Zé Vítor, que é possível transgredir e refazer a própria identidade, fora dos maniqueísmos. Inocêncio rompeu um pacto e a escuridão da noite se traduz na agonia de uma velhice que questiona sobre agir por conta própria, sobre fundar na ação uma declaração de liberdade, mesmo quando pareça tarde demais.

 

Narrado em primeira pessoa, ainda que em temporalidade condensada, o que Inocêncio mostra é um tempo largo, profundo, que visita mistérios e arquétipos, um ritmo que só é possível naqueles que se dão a observar a si mesmos e ao seu entorno. Esse efeito é conseguido por meio da linguagem que o autor utiliza. Edimilson de Almeida Pereira constrói narradores (Djanira também narra em determinado momento) que não nos enganam. Estão mesmo onde dizem estar e passam pela situação que descrevem. A língua que falam chega até nós porque há um exercício muito atento de escuta. É o homem e a mulher do campo, cuja sintaxe se aproxima da poesia. Assim, o autor conta para que o personagem possa contar:

Nós, pessoas em carne, osso e alumbramento, vivemos daquilo que nos contam e que nos arvoramos a recontar. Por isso, esses, aí chegando – um pai, a mãe e o seu filho deles – em muita carência, mas ajustados no seu transporte, merecem que os escutemos.”

 

Ausente é um lugar, é o nome da comunidade, mas pode também ser uma pessoa que se ausenta da própria vida. Pela linguagem, Inocêncio faz a sua revolução noturna: rememorar e contar seu auge e ruína, apresentar o antigo e o novo, desestruturar-se e mostrar seu mundo desestruturado, mas em busca de outra inteireza. Seu exercício noturno de reflexão aproxima os dois ofícios, o de curador e de contador de histórias, pois na cura a palavra tem espaço primordial. O ausente Esse de Agora é presente.

A fala de Djanira (a Deja, semeadora de livros, filha de um semeador de árvores) é feita de amor, crítica social, lucidez e resistência. Para ela, estudo é remédio. Djanira mostra a opressão socioeconômica que se abate sobre os mais vulneráveis, sem precisar localizá-la em uma cronologia exata, pois injustiça e violência existem desde que o mundo é mundo; tanto que podemos reconhecê-las imediatamente, nos dias de hoje, seja no medo das comunidades que vivem próximas às barragens construídas pela mineração – e que a qualquer momento podem destruir populações inteiras como se nem crime fosse – seja na ameaça perene de perder suas terras para fazendeiros que contratam milícias para abater os legítimos donos.

Aqui o ar é longo, as plantas crescem com argumentos. Crescem por gentileza, às vezes penso que deveria ser por ódio contra os senhores abancados em mesas na cidade, que atiçam o fogo contra nós – rios e matas e cavernas. Mas o Ausente é uma sorte, ermo apartado fora do mapa.”

Inocêncio, um homem que faz o balanço da sua experiência, busca um novo encaixe para aquilo que, sozinho, já não faz mais sentido. Sim, ele, um homem religioso, um homem feito para ser santo, desconfia dos homens santos e dos discursos religiosos, duvida do deus que lhe contaram e duvida até mesmo da simbologia de sua marca de empelicado. Se a tradição lhe dita uma essência, a liberdade a nega e prega uma existência.

 

Edimilson de Almeida Pereira, que também é pesquisador de culturas e religiosidades afro-brasileiras, traz para a narração de O Ausente, muito da escuta alcançada e registrada no seu livro de estudos antropológicos, Mundo encaixado, escrito com Núbia Pereira de Magalhães Gomes. A religiosidade tem papel central nessas comunidades e se entrelaça com todos os outros temas:

 

A vontade divina consiste numa determinação que delineia o desempenho humano, evidenciando-lhe a precariedade. A religiosidade popular tem na resignação uma resposta a essa determinação, mas trata-se de uma resignação que encontra no sagrado sua justificativa. A força divina, capaz de gerar o universo, dispõe de sabedoria para também gerenciar aquilo que criou. Desse modo, resignação e fé se completam, uma vez que à aceitação segue-se a possibilidade da recompensa.”

 

A insônia de Inocêncio vem questionar o primeiro e mais crônico aprendizado, até que contraposto a outros encontros – os da ciência (Djanira), os de uma filosofia rebelde (Anastácio – um teólogo sem religião), os do exemplo divergente (Zé Vítor). Corajoso, ele enfrenta as questões da identidade e se coloca o problema universal respondido de modo muito insatisfatório pelas religiões: o do livre-arbítrio. O Ausente é um livro bonito, poético e profundo sobre um auto resgate. E quando se conta uma história, sempre se pode também resgatar um outro.

 

EcceHomo fala quando não deveria, penso. Mas dispenso logo essa ideia. Eu mesmo não vim para tirar algo dele. Vim porque a ferida era minha. Não preciso de Deus, nem do seo-sem-nome. Careço de um emplastro de alma. Se eu não me quisesse iludir, iria eu mesmo buscar o assa-peixe. Punha no pilão e macerava com sal e gordura, para dar liga. Enfiava depois, por minha conta e risco, num saco de pano virgem e tatuava sobre a minha dor. Enquanto isso, liberava deus para ir no açude, escolher um caniço e soprar sua música.” (p. 83)          

***

O Ausente

Edimilson de Almeida Pereira

Romance

Editora Relicário

2020                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

2 comentários: