quinta-feira, 4 de junho de 2020

Exegese feminista: resultados de pesquisas bíblicas a partir da perspectiva de mulheres, de Luise Schottroff, Silvia Schroer e Marie-Theres Wacker. Tradução de Monika Ottermann





Por Adriane Garcia


“A religião masculina sepulta as mulheres em sepulcros de silêncio, a fim de entoar o seu próprio canto fúnebre eterno e triste para um passado que nunca existiu.”
Mary Daly


O livro Exegese feminista reúne artigos das teólogas Luise Schottroff, Silvia Schroer e Marie-Theres Wacker, apresentando os resultados de seus estudos feministas sobre a Bíblia. Já na introdução, acompanhamos a luta pela instrução formal de mulheres, a difícil história do acesso às mulheres nos estudos de Teologia, já que as universidades as proibiam de frequentar os cursos e mesmo as que conseguiram ser pioneiras não alcançavam espaços de palavra ou sacerdócio nas igrejas. Mesmo nos dias de hoje, muitas igrejas, de várias denominações, não permitem o ministério e/ou o púlpito às mulheres.

As autoras contam a história da interpretação bíblica feita por mulheres na Alemanha a partir do século XIX e mostram quais caminhos vêm trilhando as exegeses feministas, para as quais são utilizadas hermenêuticas variadas:  as hermenêuticas da lealdade, da rejeição, da revisão, do eterno-feminino e da libertação.

O livro é um bom ponto de partida para ler a Bíblia a partir de uma perspectiva feminista, lembrando que as três teólogas são cristãs, portanto, seus estudos não partem de uma hermenêutica da rejeição.

Na primeira parte, Marie-Teres Wacker apresenta as bases históricas, hermenêuticas e metodológicas construídas a partir do marco fundacional, “A Bíblia da Mulher”, chegando às discussões atuais sobre a questão da objetividade/parcialidade científica, a questão do cânon bíblico e o alerta para que a exegese feminista não caia em um antijudaísmo cristão; ao contrário, que trabalhe com as feministas exegetas judias. Na segunda parte, Silvia Schroer desenvolve uma reconstrução feminista da história de Israel a partir do Primeiro Testamento (chamado desta forma justamente para não cair na armadilha de um antijudaísmo cristão) e oferece informações sobre a atuação e as práticas das mulheres nos diferentes períodos históricos em que foram escritos os textos bíblicos. Silvia Shroer ainda oferece seções temáticas como “Quem é Eva”, “Trabalho das mulheres”, “A polêmica sexualidade feminina”, “Mulheres e violência no Primeiro Testamento”, entre outros temas. Na terceira parte, Luise Schottroff lança o olhar sobre o cristianismo primitivo, a partir do Novo Testamento, oferecendo uma análise feminista de alguns conceitos teológicos como imagem de Deus, imagem da mulher, sexualidade e pecado, parúsia (a segunda vinda de Cristo), cruz, sacrifício, cristologia, além de detalhar ferramentas metodológicas para a prática da exegese feminista.  

Os estudos da história da teologia feminista mostram hermenêuticas que variam, havendo aquelas que partem do princípio de que é possível conciliar um papel de igualdade da mulher com o texto patriarcal (desde que se descubra nele outros substratos para o lugar ativo das mulheres), até aquelas que, pareadas com a citada teóloga feminista Mary Daly (1928/2010), acreditam que “requerer igualdade para as mulheres na igreja é como haver pessoas negras requerendo igualdade na Ku Klux Klan”.



Hermenêutica feminista e primeiro testamento
[Silvia Schroer]

Para mulheres judias e cristãs, os escritos da Bíblia Hebraica são a herança ou parte da herança a qual elas se referem. Mas a relação com esses escritos é diferente. A exegese judaica feminista encontra-se até hoje numa tradição de interpretação viva e contínua desses livros, enquanto a teologia cristã aproximou-se deles de forma muito mais seletiva e distanciada. A exegese judaica conhece, em sua história, a crítica histórica, com Spinoza estando no seu início, mas também a interpretação da escritura rabínica, que, em geral, está pouco interessada em questões históricas. Na ciência bíblica cristã, há muito tempo se dá grande importância a perguntas como: O que aconteceu historicamente? Qual é a intenção do sentido original do texto? Quando o texto foi escrito? Mostrou-se, nos últimos anos a importância do diálogo entre teólogas judias e cristãs justamente a respeito dos livros bíblicos que elas têm em comum. Assim, com seu livro “De novo estamos no Sinai”, Judith Plaskow apresentou um esboço de teologia judaica-feminista que está fortemente ligado à tradição que faz perguntas de caráter histórico. Exegetas cristãs aprenderam de judias a considerar mais a história da recepção de textos e de descobrir neles sua mensagem libertadora, na medida que elas não os leem com uma hermenêutica do ceticismo, mas com um crédito antecipado (assim, por exemplo, Phyllis Trible).
O conceito da parte seguinte desse curso básico também se baseia fortemente em questionamentos históricos. Uma razão para essa decisão é que, justamente para o Primeiro Testamento, ainda não existem tais esboços gerais, isto é, existe um déficit. A outra razão é que não podemos abrir mão da reconstrução histórica. A perda de história significa uma perda de poder – uma aprendizagem que motiva sempre de novo especialmente movimentos de libertação negros a procurar por suas raízes.” (p. 83/84)

***
Exegese Feminista: resultados de pesquisas bíblicas a partir da perspectiva de mulheres
Luise Schottroff, Silvia Schroer e Marie-Theres Wacker
Tradução de Monika Ottermann
Teologia feminista
Ed. Sinodal
2008










Nenhum comentário:

Postar um comentário