sábado, 8 de junho de 2013

Mia Couto


 
Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra.
Do escritor moçambicano, Mia Couto.


O livro é simplesmente MARAVILHOSO. Sim, no sentido do que experienciamos e no estilo que assume.
A história passa-se em Luar-do-chão, durante a tentativa de velório do avô do protagonista. Os dois, Marianos.
Catalepsia? História de assombração? Política? Poesia? Sim. Tudo isso e muito mais num livro só. Depois você nunca mais se esquece de Miserinha, Avó Dulcineusa, Tio Ultímio, Abstinêncio...
Sabe aquelas histórias que a gente quer ler de uma “sentada” só? Seria o caso, se o coração não ofegasse; se de tanto drama humano, fantasia e realidade que nos confundem – a ponto de perguntarmo-nos todo o tempo “é sonho ou verdade?” – fosse possível continuar.
Mia Couto traz aos afortunados (os que tiveram, tem ou terão este livro nas mãos) um relato impressionante, em uma linguagem de domínio invejável.
Comida, na melhor dose, da melhor qualidade, ao espírito!

3 comentários:

  1. a deliciosa escrita de mia couto fica ainda mais apetecível pelas tuas palavras, adriane - obrigada pela dica. besos

    ResponderExcluir
  2. Lembrei do movimento literário nos anos 1960-1970, ocorrido sobretudo em Cuba, com Alejo Carpentier pontificando, o Realismo Maravilhoso. Mas tinha muito de barroco, e Mia Couto, se tem algo de barroco, logo migra para um regionalismo depurado que empresta mais agilidade à narrativa. Dá gosto ler comentários assim, como estes que postas no blog, que não ficam nem aquém nem além do livro que (afinal de contas) no fundo rcomendas. Este eu não li. Não me escapa! Obrigado pela preciosa dica.

    ResponderExcluir