terça-feira, 30 de abril de 2019

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury





  
“Há mais de um jeito de queimar um livro”
Ray Bradbury

Por Adriane Garcia

Fahrenheit 451, livro de ficção científica, distopia escrita por Ray Bradbury, narra a história de Guy Montag, um bombeiro que, ao invés de apagar fogo, coloca-o. Os bombeiros, em uma época em que as casas já não queimam mais, dedicam-se a queimar os livros daqueles que insistem em ter em casa esses objetos proibidos e anacrônicos.

O conflito do protagonista com sua função começa a se manifestar quando ele se encontra casualmente com Clarisse, uma menina que faz perguntas, gosta de diálogos e conversas. A personalidade de Clarisse e o indício de que sua família cultiva os mesmos gostos que ela sugerem que se trata de um grupo transgressor. Ser transgressor, na sociedade que Bradbury retrata, é ousar pensar, dedicar-se a ouvir o outro, ler. O aceitável é a cultura de massa, o pensamento único e uniformizado, a delação e a censura.

Publicado em meados do século XX, o livro aponta as observações que o autor vinha fazendo da sociedade norte-americana, no início da Guerra-Fria. Levada ao extremo, a sociedade retratada em Fahrenheit 451, mostra o empobrecimento das relações tomadas pelo uso da tecnologia sem estímulo ao pensamento. A consciência crítica diminui drasticamente até se transformar em traição ao Estado.

Guy Montag terá sua vida modificada por fazer o exercício de pensar, por achar os livros irresistíveis, por saber que há algo neles que não pode (mas precisa) ser contado. Ao final, uma emocionante surpresa sobre resistência, sem necessariamente ser uma esperança.

Essencial para dias perigosamente fascistas, como os que vivemos.


***

Fahrenheit451
Ray Bradbury
Romance
Ed. Globo
2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário